Vendas: São Paulo-SP: (11) 5543-6499 | Campinas-SP: (19) 3256-7075 | Taubaté-SP: (12) 3686-4690

Horário de funcionamento: Segunda à Sábado 8h às 17h, Domingos e Feriados 9:30h às 16h

Perguntas Frequentes

  • Home
  • Perguntas Frequentes
Trabalhamos com duas opções para a construção de Casas de Madeira:

– Obra completa – Onde executamos a casa desde a fundação até a entrega da casa pronta para morar;

– Kit de Madeira – Fornecemos todos os projetos executivos (fundação, alvenaria, hidráulica e elétrica), o cliente executa a parte civil da obra e nós entregamos e montamos toda a parte em madeira, restando os acabamentos para que o cliente execute.
A madeira, como qualquer outro material, não pode ser analisada apenas comparando um tipo de madeira com outro. Na realidade, a melhor madeira é aquela que melhor se adéqua ao uso que ela será submetida. Por exemplo, se necessitamos de uma madeira leve, macia e descartável para embalagem de frutas ou apoio de maquinário, de forma que uma empilhadeira possa carregar com facilidade, a melhor madeira será o Pinus por ter essas características físicas e também ter um baixo custo.
Partindo do princípio que a melhor madeira e aquela que se melhor se adéqua a um uso especifico, a Brasil Casas de Madeira adota apenas cinco tipos de madeira na construção das Casas de Madeira:

Maçaranduba: Principal madeira utilizada nas construções da Brasil Casas de Madeira, a maçaranduba é uma madeira de uso naval que além de ser inodora e de empeno imperceptível ao olho humano, possui grande resistência mecânica, alta densidade e é de extrema durabilidade. Esta é a madeira utilizada nas paredes, estrutura do telhado, escadas e divisórias de pavimentos.

Angelim Pedra: Utilizamos esta madeira apenas nos pilares (colunas) da construção, ela possui características muito semelhantes às da maçaranduba, também é uma madeira pesada, inodora e bastante resistente, contudo, devido ao formato das suas fibras ela apresenta uma facilidade maior ao corte, permitindo a execução de canais nos pilares para que sirvam de guias para as pranchas de parede.

Cedrinho: Madeira de uso bastante tradicional no Brasil, de aparência mescla avermelhada, apesar de ser uma madeira de baixa resistência mecânica ela possui um baixo coeficiente de dilatação o que a torna a excelente opção para ser utilizada na forração do teto. Apesar da proximidade com as telhas o cedrinho, devido ao seu baixo coeficiente de dilatação, pouco sofre com as variações climáticas.

Cedroarana: Madeira com boa resistência mecânica e um baixo índice de retratibilidade. Utilizamos esta madeira para as esquadrias, por ser uma madeira fácil de se trabalhar ela proporciona um acabamento bastante refinado.

Ipê: Madeira que alia resistência mecânica e boa trabalhabilidade em fábrica, essa madeira ainda possui coeficiente de dilatação baixo. Quando solicitado o uso de assoalho de madeira, é esta a madeira que utilizamos.
Existem inúmeros sistemas construtivos em madeira, um dos maiores destaques do sistema adotado pela Brasil Casas em suas Casas de Madeira é justamente o conforto térmico. Trabalhando com paredes maciças de uma madeira densa como a maçaranduba as paredes de madeira atuam como um isolante térmico: No calor a casa estará sempre em uma temperatura mais fresca pois o calor não passa com tanta facilidade para a área interna e, no frio, o inverso ocorre, pois, o calor gerado na área interna não se perderá para o ambiente externo com tanta facilidade.
Além da madeira atuar desta forma, sempre visamos o conforto térmico em nossos projetos, adotamos janelas de grandes dimensões, pé-direito alto, tudo que permita uma excelente circulação de ar e também o melhor aproveitamento da iluminação natural.
Da região norte e central do Brasil, principalmente dos estados do Pará e do Mato Grosso. Ela é extraída de áreas de manejo florestal certificadas pelo IBAMA.
Sim, todas as nossas obras estão de acordo com o código civil brasileiro e possuem 5 anos de garantia sobre a qualidade dos materiais da estrutura. Além disso, todas as obras possuem engenheiro responsável e ART – Anotação de Responsabilidade Técnica recolhida junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia).
O conforto de viver em uma casa de madeira dependerá exclusivamente da qualidade da construção, o sistema estrutural exclusivo adotado pela Brasil Casas prevê justamente que a madeira terá uma certa liberdade para “trabalhar” sem que isso gere ruídos, estalos e barulhos semelhantes.
As Casas de Madeira da Brasil Casas possuem uma manutenção muito simples, é muito semelhante a manutenção de uma casa tradicional em alvenaria. Nas áreas externas da construção onde houver maior exposição ao sol, será preciso reaplicar o verniz. O prazo entre estas manutenções dependerá do local onde a casa será construída, mas se assemelha bastante ao tempo necessário para repintar uma casa de alvenaria. Já na área interna, por não se ter este contato direto com sol e chuva, a durabilidade do verniz é muito maior.
Sim. Toda a madeira usada pela Brasil Casas vem de áreas de manejo florestal fiscalizadas pelo IBAMA, toda a madeira utilizada pela Brasil Casas é acompanhada de um DOF (Documento de Origem Florestal) emitido pelo IBAMA atestando sua legalidade.
A vida útil é extremamente relativa, depende de quem a utiliza e a mantém. Toda e qualquer construção, quando feita com técnicas e materiais apropriados e conservada de maneira adequada, tem uma vida útil longa. Para dar exemplo disso, existem casas de pinho, no sul do Brasil com mais de 100 anos e em perfeito estado de conservação. Na Europa, encontram-se casas de madeira com mais de 800 anos, para não falar dos milenares templos japoneses e chineses.

Adotamos um padrão altíssimo em relação ao tipo de madeira empregado em nossas construções com foco justamente em entregar uma casa que permanecerá perfeita por várias gerações.
Sim! Temos diversos projetos padrão, mas todos eles podem ser alterados para que atendam perfeitamente as preferências e necessidades de cada cliente. Também trabalhamos com a possibilidade de desenvolvermos projetos totalmente personalizados, temos diversos consultores e engenheiros a disposição para auxiliar na compra de sua casa ideal!